VOOZH about

URL: https://forum.wordreference.com/threads/grelha.259942/

⇱ Grelha | WordReference Forums

Menu

Install the app
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an alternative browser.

Grelha

jazyk

Senior Member
Brazílie, portugalština
Gostaria de saber a diferença de pronúncia é regional ou pessoal, daí a pergunta.

Grélha
Grêlha
Hihihi, e não há uma terceira opção? 👁 Big Grin :D

Na minha zona, diz-se "grâlha".
Explico o motivo da minha indagação. Sabia já que na língua padrão se pronuncia grélha, mas nunca tinha encontrado ninguém que o pronunciasse assim, até que o ouvi a uma amiga pernambucana e pensei que podia ser uma diferença regional. Ela, neste quesito, está "mais certa" do que nós aqui embaixo.
O som da vogal "e" tónica antes de consoante palatal (j, lh, nh, x) é bastante variável.
Os puristas aqui em Portugal, por exemplo, de vez em quando lembram-se de dizer que a pronúncia correcta de "espelho" é "espêlho"; mas por exemplo na televisão ouve-se mais "espâlho".
O som da vogal "e" tónica antes de consoante palatal (j, lh, nh, x) é bastante variável.
Os puristas aqui em Portugal, por exemplo, de vez em quando lembram-se de dizer que a pronúncia correcta de "espelho" é "espêlho"; mas por exemplo na televisão ouve-se mais "espâlho".

Boas,

Suponho que se ouve "espâlho", "grâlha", "coâlho", etc. porque - segundo o que tenho lido - a substituição do som "ê" por "â" é uma característica dos falares da zona de Lisboa. Não quer dizer que seja a entoação correcta.
Oi!

Acredito que no Brasil se diga 'espêlho', 'grêlha', 'coálho' e não das maneiras que estão falando.

Até.
Exatamente como se escreve: espelho, grelha, coelho. É meio difícil para um brasileiro imaginar que não se pronunciam essas palavras da forma como são grafadas.
Pelo que notei, aqui em Porto Alegre, as vogais tônicas sempre são pronunciadas como são grafadas. Claro que no exemplo de "coelho", poderia ser "coêlho" ou "coélho", já que não há um acento para ajudar. Mas a pronúncia é com e fechado, então "coêlho"! E com um e longo também 👁 Smile :)
E o último som também só para dar a característica do sotaque.
Boas,

Suponho que se ouve "espâlho", "grâlha", "coâlho", etc. porque - segundo o que tenho lido - a substituição do som "ê" por "â" é uma característica dos falares da zona de Lisboa. Não quer dizer que seja a entoação correcta.
Talvez tenha partido de Lisboa, mas hoje em dia já não é só em Lisboa que se fala assim.

E, amigos brasileiros, "espêlho" não é como se escreve "espelho". Escreve-se com "e" (é). 👁 Stick Out Tongue :p
Estamos falando da pronúncia, é claro. (Se era uma piada, desculpe-me pela resposta inadequada.)
Era meio piada, meio a sério. Diz que estão falando de pronúncia, mas o argumento que vocês apresentaram foi baseado na escrita: pronunciar as palavras "como são grafadas"... 👁 Smile :)
É assim que estamos mais ou menos acostumados. Tanto é que todos os erros de ortografia que vi no programa Cuidado com o português não fazem nenhum sentido para um brasileiro e ver as palavras escritas daquela maneira torna-as ininteligíveis para nós.
Hihihi, e não há uma terceira opção? 👁 Big Grin :D

Na minha zona, diz-se "grâlha".

Olá!
"Gralha" é uma ave, erro tipográfico ou uma pessoal tagarela

gralhaLat. gracula

s. f., Ornit., pássaro conirrostro da família dos corvos;
erro tipográfico;
fig., pessoa tagarela;
(no pl. ) jogo popular. (in priberam.pt)
Não foi "gralha" que eu escrevi, pois não, dona Águia? 👁 Smile :)
Back
Top Bottom