VOOZH about

URL: https://forum.wordreference.com/threads/pringar.3203946/

⇱ Pringar | WordReference Forums

Menu

Install the app
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an alternative browser.

Pringar

Orxeira

Senior Member
galego
Boa tarde.
Segundo o dicionário da RAE, prigar (acepção 12) significa:

"Trabajar mucho, o más que otros, especialmente en trabajos duros y con escasa compensación."

Alguns exemplos de uso:

"A los friegaplatos, mujeres de la limpieza (siempre nos toca pringar más a nosotras), como si este trabajo fuera irrelevante."
"Me has puesto los dientes largos, con las ganas que tenia de ir, me tocó pringar los tres dias."
"El trabajo me absorbía durante demasiadas horas y siempre me tocaba pringar los fines de semana, que era cuando Ella disponía de más tiempo libre."

Como traduzir para português coloquial isto aqui ?
Obrigado
Coloquial: ralar, como já respondeu Vanda.
Também "dar duro", "trampar" (só em São Paulo), "pegar no pesado" (os dois últimos teriam melhor sinônimo espanhol em "currar").
Obrigado vanda e ariRt pelo esforço mas, na verdade, não fico muito convencido com o tal "ralar". Talvez o problema esteja na definição que dá a RAE do verbo pringar, vou tentar me explicar, pringar não faz necessariamente referência a um trabalho duro mas também a um trabalho que se faz sem vontade, a contragosto , assim por exemplo numa empresa o mais novato ou o menos esperto e a pessoa que quase sempre "pringa" , fazendo mais horas do horário estabelecido, ficando de plantão nos fins de semana, indo buscar o café da manhã e por ai vai.. tendo este verbo pringar conotação negativa ou mesmo pejorativa.
Secundo o que diz Orxeira. "Pringar" pode não ser só trabalho, mas por exemplo, cuidar as crianças de alguém, ficar em casa estudando enquanto os teus amigos vão a uma festa, trabalhar num dia feriado, limpar a casa sozinho, etc. Básicamente é fazer uma tarefa a desgosto e por obrigação.
Ralar também expressa sua definição acima, Orxeira. Não é apenas o trabalho duro, é ficar ralando enquanto todos se divertem, é ter que ralar enquanto os outros empregados têm folga...Ralar sempre tem conotação negativa.
De facto um "pringado" fica sempre com os trabalhos piores, porque nunca sabe impor-se.
Back
Top Bottom