VOOZH about

URL: https://forum.wordreference.com/threads/tal.4135623/

⇱ Tal | WordReference Forums

Menu

Install the app
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an alternative browser.

Tal

BeatrixB

Member
Português - Brasil
Olá!
Estou tentando entender se é correto usar "tal" como sinônimo de "determinado" ou "específico" no contexto seguinte:

Na oração canônica, não é um homem específico que ora, mas o homem como tal.
Na oração canônica, não é determinado homem que ora, mas o homem como tal.

Seria possível escrever a frase da forma abaixo?

Na oração canônica, não é tal homem que ora, mas o homem como tal.

Sempre achei que "tal homem" se usase só quando queremos nos referir a um homem já mencionado anteriormente, mesmo que seja uma pessoa hipotética. Por exemplo:
— Imagine se um dos homens que trabalha para ele entregasse o segredo...
— Tal homem seria um ente desprezível!

Mas recentemente uma amiga me disse que não, que "tal" pode sim ser usado como sinônimo de "determinado". O Houaiss diz que "tal" pode ser usado "em substituição a uma informação que não se quer declinar, ou que é desconhecida de quem fala ou escreve, ou quando se trata de algo que se deseja generalizar (...) em tal país é coisa permitida, e em tal outro, um sacrilégio.

Me pareceu que este uso de "tal" é mesmo como sinônimo de "determinado", "um... específico", mas agora a cabeça já me anda à roda e não tenho mais certeza de nada...
Penso que sim, que se pode, mas o sentido não é o de determinado, ou seja, de claramente identificado, mas sim o de 'um certo homem', um homem indefinido. Penso, também, que é esse o significado nessa frase: 'Na oração canónica, não é um certo homem (um homem concreto, individualizado, mas não identificado, não definido) que ora, mas o homem enquanto homem/na qualidade de homem'.
Obrigada, Carfer! Já que mora em Paris, suponho que fale francês, então aproveito para elaborar a questão: estou traduzindo um livro do francês, e no francês, é "tel" a palavra que se usa. A frase é então:

Dans la prière canonique, ce n'est pas tel homme qui prie, mais l'homme comme tel.
Por causa da semelhança entre tel e tal — são afinal de contas a mesma palavra — fico com receio de estar caindo na armadilha de um "falso amigo".

Mas faz todo sentido o que disse. Acha que talvez possa ser uma questão de Brasil vs. Portugal — que "tal" com o sentido de "um certo" seja corrente em Portugal, mas menos por aqui, e é por isso que me soa um pouco estranho?
Não creio que seja um falso amigo, o sentido é o mesmo nos dois idiomas. Em todo o caso, por uma questão de clareza, mesmo no português de Portugal, preferiria 'um certo homem', ou até mesmo só 'um homem', que creio que já carrega, sem ambiguidade, a indefinição desse 'tel'.
Como suponho que o contexto conduza a uma interpretação menos equívoca da frase, que, isoladamente, poderia ser lida em diferentes sentidos, talvez baste até mesmo dizer, simplesmente, "na oração canônica, não é um homem que ora, mas o homem". O contraste entre o indefinido e o definido já assinala que se opõe um homem específico e concreto ao homem genérico e abstrato, à essência do homem, ao homem enquanto tal.

Penso que ajude à tradução esclarecer que as orações canônicas são aquelas da Liturgia das Horas, estabelecida oficialmente pela Igreja para a oração comunitária de todos os fiéis. Por isso, são canônicas, feitas pelo "homem como tal", como gênero, em comunhão uns com os outros, e não por um indivíduo.
Obrigada de novo, Carfer, e obrigada, Rodrigo.

Eis outros exemplos da utilização de tel/telle pelo mesmo autor em francês para indicar, como apontou Carfer, "algo concreto, individualizado, mas não identificado, não definido" e em geral opô-lo a algo de essencial, de não-individual. São todos estes casos em que também me pergunto se é correto — ou pelo menos entendido corretamente pelo leitor — traduzir tel/telle simplesmente como tal, ou se deveria traduzi-lo por tal ou qual, um certo, determinado, um...específico etc., talvez dependendo de cada contexto específico.

Enquanto leitores, se encontrarem estas traduções, parece-lhes que elas transmitem o sentido tencionado?

*

Aquilo que torna talvez um pouco árduo definir a ortodoxia é que ela apresenta, de fato, dois modos principais, essencial ou intrínseco um e formal ou extrínseco o outro; este é a concordância com a verdade sob tal forma revelada, e aquele a concordância com a verdade essencial e universal, com ou sem concordância com tal forma, de sorte que esses dois modos podem se opor exteriormente.

*

A heterodoxia intrínseca, repetimos, é contrária, não apenas a tal perspectiva ou a tal formulação, mas à própria natureza das coisas.

*

Isto nos impele a apontar que uma autoridade intelectual é infalível no âmbito que lhe atribui a tradição, e somente nesse plano; ela pode certamente ser infalível fora desse âmbito e em todos os planos, mas ela não o é necessariamente, primeiro porque nenhum homem pode conhecer
a priori todos os elementos de verdade, e segundo porque a intuição intelectual pode eventualmente se exercer mais facilmente em tal “dimensão” do que em tal outra, segundo a natureza do receptáculo humano.

*

A
bhakti sempre existiu enquanto possibilidade espiritual, mas seu florescimento exigia condições particulares, devidas a tal fase do ciclo hindu. Todo ciclo tem aspectos qualitativos: aquilo que é possível em tal momento não o é em tal outro.

*

O mínimo que se pode dizer é que nenhuma formulação atual poderia “superar” as formulações antigas; pode-se comentar as perspectivas tradicionais, resumi-las segundo tal ponto de vista particular ou exprimi-las segundo tal inspiração, mas não contradizê-las ou substituí-las.
É difícil de dizer com base apenas nesses segmentos. À primeira vista, nenhum desses 'tal' parece ter essa conotação de indefinição, antes pelo contrário parecem referir-se a coisas mencionadas no antecedente, logo não me parece que seja conveniente substituí-los por 'certo'. No geral, tal como está, nenhum desses usos de 'tal' me estranha, mas, se a tradução me coubesse, talvez substituísse 'tal', por exemplo, por 'esse/essa/outro/outra', porque me pareceria melhor adaptado à nossa maneira de falar (refiro-me ao PE, do brasileiro não sei) e, consequente, mais fluida e natural para o leitor daqui. Por outro lado, a tradução parece-me demasiado agarrada ao francês ('tal outro/a', por exemplo). Como digo, a compreensão não fica em nada prejudicada nem há nenhum erro a assinalar, mas penso que soaria mais natural se a quantidade de 'tais' fosse aligeirada. Em todo o caso é apenas uma opinião, de fraca sustentação porque se apoia apenas nos trechos que transcreveu.
Eu proporia as seguintes alterações:

*

Aquilo que torna talvez um pouco árduo definir a ortodoxia é que ela apresenta, de fato, dois modos principais, essencial ou intrínseco um e formal ou extrínseco o outro; este é a concordância com a verdade sob tal forma revelada ["revelada sob tal forma" me parece mais consentânea com os nossos usos, mas a sua formulação está obviamente correta], e aquele a concordância com a verdade essencial e universal, com ou sem concordância com tal essa forma, de sorte que esses dois modos podem se opor exteriormente.

*

A heterodoxia intrínseca, repetimos, é contrária, não apenas a tal perspectiva ou a tal formulação, mas à própria natureza das coisas
[Houve alguma diferenciação substancial entre "perspectiva" e "formulação" que justifique a repetição de "tal" em vez da supressão do segundo: "não apenas a tal perspectiva ou formulação"?].

*

Isto nos impele a apontar que uma autoridade intelectual é infalível no âmbito que lhe atribui a tradição, e somente nesse plano; ela pode certamente ser infalível fora desse âmbito e em todos os planos, mas ela não o é necessariamente, primeiro porque nenhum homem pode conhecer
a priori todos os elementos de verdade, e segundo porque a intuição intelectual pode eventualmente se exercer mais facilmente em tal “dimensão” do que em tal outra, segundo a natureza do receptáculo humano.

*

A
bhakti sempre existiu enquanto possibilidade espiritual, mas seu florescimento exigia condições particulares, devidas a tal fase do ciclo hindu. Todo ciclo tem aspectos qualitativos: aquilo que é possível em tal momento não o é em tal outro [Parece-me mais corrente dizer "aquilo que é possível num momento não o é em outro"]

*

O mínimo que se pode dizer é que nenhuma formulação atual poderia “superar” as formulações antigas; pode-se comentar as perspectivas tradicionais, resumi-las segundo tal este ponto de vista particular ou exprimi-las segundo tal aquela inspiração, mas não contradizê-las ou substituí-las.

P.S. Cruzei-me com o Carfer.
À primeira vista, nenhum desses 'tal' parece ter essa conotação de indefinição, antes pelo contrário parecem referir-se a coisas mencionadas no antecedente
Então, precisamente, o autor está falando de coisas às quais não fez referência nenhuma anteriormente; se a impressão que tem é de que ele fala de algo ao qual já se referiu, isso me parece indicar que tal não é a melhor tradução. Muito útil o que diz sobre a tradução estar demasiado agarrada ao francês!

Obrigada de novo, Rodrigo. Usar "este... ou aquela..." e "um ou outro" são boas opções, nas quais não tinha pensado. Também, como sugeriu o Carfer, "um" pode em alguns casos já transmitir por si só a individualidade indefinida de tel, como no caso de "não um homem, mas o homem como tal".

Acredito que (pelo menos no Brasil) também poder-se-ia dizer "não um dado homem...". Outras opções que já vi usadas e que me parecem boas, e que deixo aqui para proveito de futuros consulentes: "este ou aquele homem" e "tal ou qual homem".

Enfim, agradeço muito terem dedicado seu tempo a me ajudar com esta questão.

[Editando por causa do comentário posterior de Rodrigo: seria de fato mais natural dizer "não um dado homem".]
Last edited:
Beatriz, aproveito a ocasião para dizer que usamos bastante menos "um" que os franceses, como se disse aqui. Não falo francês, mas é perceptível que o usam muito mais. Em português, nem sempre é preciso empregar o artigo indefinido para dar a ideia de indefinição.
Back
Top Bottom